O complemento “Online Routing Mapper” do QGIS

O complemento “Online Routing Mapper” do QGIS

Este post tem como objetivo apresentar a instalação e uso do complemento (plugin) intitulado “Online Routing Mapper”, que é um recurso que permite obter rotas, a partir de serviços online, e armazená-la em um arquivo vetorial. Para instalar este complemento, basta pesquisá-lo na janela de instalação de complementos, pelo caminho de menu “Complementos (Plugins) > Gerenciar e Instalar complementos (Manage and Install Plugins)” e, em seguida, pedir para instalá-lo. A figura abaixo mostra esta janela, para a versão do QGIS em inglês. Após instalado, procure o seu ícone na barra de ferramentas.

Plugins | All (459)_060

Os procedimentos para uso deste plugin são extremamente simples, e se resumem a basicamente três passos, que são a visualização da base, a especificação dos pontos de origem e destino da rota, e a especificação do serviço online para a obtenção da rota.

Inicialmente crie um projeto vazio no QGIS. Qualquer tipo de camada, especificada em qualquer sistema de referência de coordenada, pode ser utilizada na construção da rota. Aqui utilizaremos uma camada com as imagens de alta resolução da Google (Google Satellite Images), adicionada a partir do complemento OpenLayers. Caso você não possua este complemento, pode instalá-lo pela janela de instalação de complementos. Para adicionar a base, basta acessar o menu “Web > OpenLayers Plugin > Google Maps > Google Satellite”. Não custa nada lembrar que para este base ser acessada, você precisa estar conectado à internet. A Figura abaixo mostra a camada adicionada.

QGIS 2.18.4_061

A região utilizada neste post compreende um trecho do perímetro urbano do município de Santarém/PA. Caso você não saiba onde fica esta cidade, pode usar a cidade ou região de sua preferência, bastando enquadrá-la na janela do mapa. A Figura abaixo mostra a região enquadrada.

QGIS 2.18.4_062

O próximo passo é abrir a janela do complemento “Online routing mapper”. Para isto, procure o ícone do complemento na barra de ferramentas, ou acesse pelo menu “Complementos > Online routing mapper”. A janela do complemento é mostrada na Figura abaixo. O primeiro campo da janela é uma caixa de listagem que permite escolher o serviço online de obtenção de rotas. Aqui foi utilizada a “Google Direction API”. A localização dos pontos de partida e de chegada são obtidos nos campos abaixo. Basta clicar em “Choose”, ir na janela de exibição do mapa, e clicar para obter as coordenadas do ponto. Após obter as coordenadas, clique em Run.

Online Routing Mapper_063

A Figura abaixo mostra a rota obtida a partir da especificação de dois pontos no perímetro urbano.

QGIS 2.18.4_065

A rota obtida, armazenada em uma camada do tipo vetorial do tipo linha, com uma única feição e sem atributos, possui uma visulização cartográfica com ponto verde especificando o local de origem, ponto vermelho especificando o local de destino, e o sentido do fluxo das vias indicados por setas vermelhas ao longo da linha. Esta camada vetorial contendo da rota fica armazenada em memória e pode ser exportada em qualquer formato. Para exportá-la, basta clicar com botão direito sobre a camada contendo a rota e escolher a opção “Salvar como”. Em serguida, você pode escolher o SRC de interesse e um formato para salvar o arquivo, incluindo o formato shapefile.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *